Dados principais:
Nome oficial: Replública da Letônia
Nacionalidade: letã.
Capital: Riga.
Idioma: letão (oficial), russo.
IDH: 0,836 (48ª)
Religião: cristianismo 39,6% (protestantes 16,7%, católicos 14,9%, ortodoxos 8%), judaísmo 0,6%, outras 59,8% (maioria ateísta) (1995).
GEOGRAFIA:
Área: 64 600 km2.
POPULAÇÃO:
Total: 2,3 milhões
POLÍTICA:
Forma de governo: República parlamentarista.
ECONOMIA:
Moeda: lats.
PIB: US$ 6,4 bilhões (1998).
Renda per capita: US$ 11 820
A Letônia está situada no norte da Europa na península Báltica. Ela foi anexada à União Soviética em 1940. Riga, sua capital, é a segunda maior cidade da costa do mar Báltico. Esse país já esteve ocupado por alemães, polacos, suecos, e russos portanto todas essas culturas deixaram marcas nas pessoas e vestígios em sua história.
Sua economia está baseada na industria mecânica, química, portuária, entre outras, e na agricultura. Ainda existe uma forte ligação com a Rússia para a importação de combustíveis e para a exportação de máquinas. A maior região industrial está ao redor da capital.
Apenas por um curto período de tempo a Letônia permaneceu como um território ocupado pela união soviética. A integração ao comunismo soviético é obtida à custa de repressão, e a resistência anti-soviética só é derrotada em 1952. Milhares de camponeses, removidos de sua terra, são presos, deportados ou executados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário