terça-feira, 11 de maio de 2010

Lituânia




Dados Principais:

Nome oficial: República da Lituânia

Área: 65 300 quilômetros quadrados

Capital: Vilnius

Idiomas: lituano (oficial), russo

População: 3,4 milhões

Religião: Católica

Unidade monetária: litas

Política: República Parlamentarista


A Lituânia é a mais ocidental das repúblicas bálticas. De toda a ex-União Soviética, os lituanos foram os primeiros a proclamar a república. A agricultura e a produção industrial formam a base da economia do país.


Nos séculos XIV e XVI a Lituâtia avança em seus domínio, transformando-o em um dos países mais ricos do Leste Europeu.
No século XVI é dominada pela Polônia para defender-se da Rússia e em 1991, é proclama a independência. A URSS não aceita o processo de nacionalização, impondo ao país um bloqueio econômico como forma de pressão, a fim de retomar o poder. Em agosto de 1991, o presidente russo Boris Yeltsin reconhece a independência lituana. Em dezembro do mesmo ano, é aprovada a Lei da Cidadania, que impõe duras condições às minorias polonesa e russa, habitantes do país.

Os lituanos constituem 80% da população do país. São encontrados russos, ucranianos, judeus e bielorussos. As relações entre as variadas etnias são relativamente boas. É uma sociedade bastante urbanizada.
A Lituânia é um país fortemente católico, mas onde encontramos outras religiões como o protestantismo e o islamismo. Seus habitantes foram os últimos europeus a se converterem ao Cristianismo.

A produção industrial aumentou nestes últimos anos, apesar da falta de energia e de matéria-prima. O petróleo, o gás natural e produtos industriais precisam ser importados da Rússia. Estão instaladas no país indústrias químicas e têxteis, havendo recursos minerais, porém bastante limitados, entre os quais estão a argila e o gesso. A agricultura é uma atividade econômica muito desenvolvida, sendo as principais safras agrícolas a batata e cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário